Tudo sobre cooler

05-02-2010 05:55

 

O termo cooler, oriundo do inglês, remete aos dispositivos que refrigeram os diferentes componentes do nosso computador. Sem eles, o superaquecimento de nossas peças impossibilitaria o bom funcionamento do sistema.

Este artigo visa sanar as principais dúvidas dos usuários quanto ao que é realmente um cooler, além dos diversos modelos que encontramos atualmente à disposição nas lojas de informática. Para começar, vamos tratar da importância dessas pequenas peças:

Fique frio!

A importância dos coolers para o nosso sistema pode ser comparada com a água que colocamos no radiador do carro. Desta forma, a temperatura não excede um limite para o bom funcionamento do motor, permitindo que usemos o veículo sem problemas.

No computador é basicamente igual. Processador, memória, placa de vídeo, disco rígido e outras peças têm sempre um ponto crítico de temperatura, do qual não podem passar para continuarem funcionando sem apresentar problemas. Logo abaixo vamos falar um pouco mais dos tipos de coolers disponíveis no mercado.

Ventoinha, cobre, água ou nitrogênio líquido?

Isso mesmo! Estes são alguns dos modelos de coolers existentes na atualidade. Os mais comuns – e baratos – deles são as ventoinhas, que retiram o ar quente acumulado em algumas peças ou simplesmente o fazem circular para fora do gabinete.

Em algumas peças, são feitas associações de metais condutores e ventoinhas, o que confere bons resultados em refrigeração. Para explicar melhor este tipo de situação, veja a foto do modelo de cooler mais conhecido para processadores:

 

A maneira que este tipo de cooler refrigera o processador segue um princípio bem simples: o calor gerado pelo processador é transferido para o metal do cooler, que ao mesmo tempo é resfriado pela corrente de ar trazida pela ventoinha. Vale ressaltar que a condução de calor do processador para o metal é potencializada por uma pasta térmica especial para este tipo de situação.

No entanto, o ar quente que está saindo da peça fica retido dentro do gabinete, certo? Para resolver o problema, é possível instalar outra ventoinha na lateral ou no fundo dele, funcionando como um exaustor para o ar aquecido pelos outros componentes.